Operação-padrão dos Auditores-Fiscais segue forte em portos, aeroportos e fronteiras terrestres

O movimento dos Auditores-Fiscais contra o corte no orçamento da Receita Federal, contra o descumprimento de acordo para a regulamentação da lei que trata do programa de eficiência institucional e em prol da realização de concurso público para o cargo de Auditor se mantém sólido com implicações em várias áreas, especialmente no Comércio Exterior.

Na Alfândega de Viracopos, por exemplo, as Declarações de Importação (DI) se acumulam e hoje existem 566 DI parametrizadas em canal de conferência não distribuídas para análise. As Declarações de Importação têm levado em média 15 dias para serem distribuídas. O normal fora da operação-padrão seria a distribuição ocorrer no máximo dois dias após o registro.

Já no Porto de Suape, o percentual de cargas selecionadas para conferência aumentou consideravelmente. Além dos atrasos na distribuição, a verificação da documentação e a conferência física das cargas está sendo feita de forma mais criteriosa, o que também tem provocado atrasos, exceto nos casos de equipamentos hospitalares, medicamentos e perecíveis.

No Porto Seco de Corumbá (Agesa), o pátio de caminhões está lotado. Já são 336 veículos no pátio e 46 com senhas recebidas para entrar. Outros 20 veículos aguardam senhas. Em Mundo Novo, está mantida a operação risco zero no Despacho, área que tem sido bem atingida e, por isso, é alvo de reclamação por parte dos despachantes e empresários.

No posto de fronteira em Uruguaiana, o pátio tem se mantido lotado. Estão sendo liberados por dia somente de 10 a 20 caminhões vindos da Argentina. As autoridades tributárias argentinas informam que há fila e reclamações sobre danos às mercadorias devido ao calor e à espera. O tempo médio de permanência no pátio em janeiro está em 156h, enquanto no mesmo período do ano passado era de 24h.

No Polo Regional de Despachos da Alfândega de Uruguaiana, não há distribuição de declarações de exportação às terças e quartas-feiras, exceto para as cargas sensíveis, já se acumulam 145 despachos em canal de conferência ainda não distribuídos, com 29 veículos em divergência de peso e 657 veículos no pátio; e 262 senhas represadas. Já o armazém está com 92% de sua capacidade tomada. Em Epitaciolândia, as cargas de exportação somente estão sendo liberadas dia sim, dia não.

Entrega de cargos

Os 37 ocupantes dos cargos de chefia da Cotec (Coordenação Geral de Tecnologia), entregaram seus cargos em decorrência do corte orçamentário na Receita Federal e da quebra de acordo do Executivo sobre regularização de lei que trata do bônus de eficiência. Esse quadro tende a se agravar pelo volume acumulado de cargas paradas nas aduanas, quadro que pode provocar um efeito cascata nos fluxos do Comércio Exterior.

Fonte: Sindifisco Nacional

Galeria de Imagens
Outras Notícias
Fusões e aquisições se tornam soluções importantes para empresas em cenário incerto, diz BBI
Crédito presumido de IPI integra base de cálculo de IRPJ e CSLL, confirma STJ
Decisão do TJSP sobre distribuição desproporcional de lucros acende alerta a empresas
Inconstitucionalidade da cobrança de ITBI sobre o excedente na integralização de capital social
Não incide ISS sobre industrialização por encomenda, decide STF
Doar imóvel ao filho é fraude à execução mesmo sem registro da penhora
TJ consolida diferença entre juros do depósito e do indébito para fins de IRPJ e CSLL
Mesmo com decisão do STF, estados defendem incidência de ITCMD sobre PGBL e VGBL
Trabalhador protegido, empresa exposta
ISS não incide em etapa intermediária do ciclo de produção, decide STF
STF mantém PIS, Cofins e ISS na base de cálculo do ISS
Câmara Criminal do MPF aprova orientação sobre efeitos da transação tributária em processos penais por crimes fiscais
Relator mantém fim da cobrança sobre herança em planos de previdência
TAT/SC derruba mais de R$ 9 milhões em notificações de ICMS
Carf mantém contribuição previdenciária sobre PLR por falta de memória de cálculo
STJ mantém incidência da CPRB em sua própria base de cálculo
Gastos com marketing digital podem gerar créditos de PIS/Cofins para varejistas?
A LC 214/25 e o novo paradigma para a responsabilidade tributária de terceiros
Seguradora é responsável por vazamento de dados sensíveis de segurado, decide STJ
Trabalho intermitente - entenda o que é, como funciona e o que o STF decidiu
O ITCMD na doação de quotas sociais