Com identificação dos beneficiários, Carf afasta cobrança de IRRF em 35%

Pagamentos feitos por pessoas jurídicas a beneficiários não identificados estão sujeitos à incidência do imposto de renda retido na fonte (IRRF) à alíquota de 35%. Porém, quando os beneficiários forem identificados, essa incidência deve ser afastada.

Esse entendimento foi adotado pela 1ª Seção de Julgamento da 2ª Câmara da 1ª Turma ordinária do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Os conselheiros entenderam que a partir da identificação dos beneficiários é possível rastrear os pagamentos e averiguar se houve a declaração correta. O julgamento foi decidido pela regra que declara o contribuinte vencedor em caso de empate nos votos.

No caso, um hotel fazenda havia sido autuado para cobrança de IRRF, em um montante de pouco mais de R$ 200 mil, devido a pagamentos sem causa ou operação não comprovada. Na primeira instância do Carf, o lançamento foi considerado legítimo.

Na segunda instância, venceu o voto da conselheira Gisele Barra Bossa, segundo a qual não há que se falar em incidência do IRRF uma vez que o beneficiário for identificado e o efetivo pagamento for demonstrado.

No caso concreto, as autoridades fiscais consideraram insuficiente o conjunto de elementos para comprovar a causa de parte dos pagamentos. Mas, segundo a conselheira, não haveria dúvidas quanto à identificação da empresa de promoções e eventos à qual foram direcionados os valores.

"Os comprovantes apresentados, ainda que não comprovem de forma cabal a efetiva prestação de serviços, servem para deixar claro que se trata de operação com beneficiário identificado, empresa ativa e operacional", ressaltou.

Ainda de acordo com ela, não haveria importância em constatar se a causa do pagamento seria ligada ou não à atividade da empresa, ou se a causa seria lícita ou ilícita: " Em se comprovando que existe uma causa ao pagamento, não se aplica a tributação e IRRF prevista".

PAF nº 17883.000059/2006-14

Conjur

Galeria de Imagens
Outras Notícias
Contribuintes podem vencer ‘teses filhotes’ no Supremo
Turma valida desembaraço aduaneiro para empresa de importação e exportação
IRPF/IRRF - Receita Federal esclarece sobre a tributação dos ganhos obtidos em jogos e apostas
Indenização por descumprimento de contrato pode ser deduzida do IRPJ e CSLL, diz Carf
Equiparação Hospitalar: A possibilidade de reduzir em até 70% dos impostos da sua clínica
Fim do ICMS nas transferências abre oportunidades às empresas
Carf garante direito a créditos de PIS e Cofins sobre publicidade
ITCMD: O que o caso Silvio Santos ensina aos credores de precatórios
Lula assina lei de regulamentação da reforma tributária nesta quinta (16)
Prorrogação de Benefícios Fiscais de ICMS em São Paulo para o setor de Transporte (Crédito Presumido)
STF e a imunidade do ITBI: um novo capítulo para o mercado imobiliário
COFINS. SIMPLES NACIONAL. EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS. ISENÇÃO. NÃO-INCIDÊNCIA. INGRESSO DE DIVISAS. CARACTERIZAÇÃO.
Carf afasta contribuição previdenciária sobre pagamentos por fundos
Carf cancela cobrança de IR sobre holding patrimonial de Joesley Batista por erro
STF analisa tributação de lucros no exterior: o que está em jogo?
Pix: governo Lula recua e revogará norma da Receita sobre movimentação financeira
PGFN regulamenta uso de seguro garantia em débitos tributários
Carf nega dedução de royalties enviados ao exterior pagos por subfranqueados
Reoneração gradual da folha de pagamento e consequências nos contratos administrativos
Carf nega crédito de PIS/Cofins na aquisição de GLP
Bens no exterior, partilha causa mortis e fim do vínculo conjugal