Receita deve apontar crime para pedir investigação do Ministério Público

Critérios para a representação fiscal para fins penais ficam mais rigorosos este ano

Por Beatriz Olivon - De Brasília

A Receita Federal não poderá mais, de forma automática, apenas com a verificação de dívida em aberto, encaminhar ao Ministério Público pedido de investigação de sócio ou administrador de empresa por crime tributário. 

Portaria publicada pelo órgão passou a exigir para essa comunicação – chamada de representação para fins penais – a comprovação de fatos que indiquem a ocorrência de um crime.

A partir de uma representação, o Ministério Público avalia se abre um inquérito. É a primeira etapa. Quando instaurado, o sócio ou o administrador corre o risco de ser denunciado e ter que responder como réu em uma ação penal.

Até então, a Receita Federal vinha enviando esses pedidos ao Ministério Público apenas com a verificação, nos sistemas do órgão, de dívidas em aberto, com base no artigo 6º da Portaria nº 1.750, de 2018. Eram casos de contribuintes que devem tributos com retenção na fonte, como Imposto de Renda e contribuição previdenciária, que poderiam responder por crime de apropriação indébita.

A alteração veio com a Portaria nº 199, publicada na última sexta-feira, e que entrará em vigor no dia 1º de agosto. O texto muda o artigo 6º e passa a exigir que seja devidamente comprovada “a ocorrência dos fatos que configuram, em tese, os crimes previstos no artigo 2º [contra a ordem tributária ou contra a Previdência Social ou contrabando e descaminho] e que afastem a alegação de mero erro na transmissão das informações à base de dados da Receita Federal do Brasil”.

De acordo com advogados, o cruzamento de dados não seria suficiente para uma representação, pois pode haver um erro em uma declaração – já que não são cobranças derivadas de fiscalizações realizadas por auditores fiscais. O recebimento do informe da representação fiscal, acrescentam, é o suficiente para alertar empresários, que acabam forçando as empresas a pagarem o tributo que não seria devido.

A previsão da portaria de 2018 passou a ser mais utilizada no fim de 2021. Diretores de empresas começaram a receber avisos da Receita Federal de que poderiam ser responsabilizados por crime caso não fossem quitadas dívidas em aberto. O órgão informava que poderia inscrever o contribuinte na dívida ativa e encaminhar representação fiscal para fins penais ao Ministério Público. Tributaristas já alertavam, porém, que a jurisprudência autoriza a medida somente depois de esgotado o processo administrativo.

“Os diretores começaram a receber do nada as representações por causa de débitos em aberto”, afirma Cassio Sztokfisz, sócio do escritório Schneider, Pugliese, que considera a mudança positiva. “Nitidamente é um aperfeiçoamento da legislação por parte da Receita Federal.”

O advogado destaca que eram comuns representações referentes a débitos de Imposto de Renda e de contribuição previdenciária. “Ao invés de a Receita Federal perguntar o que aconteceu, ela enviava a intimação para o diretor com prazo para pagar sob risco de enviar a representação para o Ministério Público”, diz. Em muitos casos, acrescenta, eram erros ou não pagamento por discussão judicial com liminar.

Para o advogado, a mudança de entendimento deve ter considerado os recursos apresentados pelos contribuintes nessas representações fiscais. Também é essa a estimativa de Mauro Silva, presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Nacional). “Acredito que para chegar a esse ponto muitas representações estavam sendo consideradas como improcedentes”, afirma.

Silva destaca que a portaria trata de um tipo de representação feita quando não há fiscalização por parte da Receita, apenas embasada nos dados declarados ao Fisco. “Agora isso não poderá ser feito se não for comprovada a ocorrência dos fatos.”

A Receita, segundo ele, vai poder representar ao Ministério Público com base em dados internos, mas não de forma automática. “Será necessária uma apuração com a comprovação do crime. Vejo como cuidado por parte da Receita”, diz. A ideia, afirma, é tratar o bom contribuinte com a compreensão necessária e o mau contribuinte com o rigor da lei.

De acordo com o advogado Renato Dilly Campos, sócio do TPC Advogados, a Receita precisaria ouvir as partes ou comprovar dolo (consciência e vontade do empresário no caso). Outra possibilidade seria considerar a reiteração do crime tributário.

Para Campos, depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que declarar ICMS e não pagar configura crime de apropriação indébita tributária, as autoridades expandiram o entendimento e banalizaram muito a possibilidade de penalização do empresário. “Há casos em que o contribuinte se equivoca na declaração. Existem muitas obrigações acessórias, deveres do contribuinte que exigem grau de conhecimento técnico”, afirma.

Procurada pelo Valor, a Receita Federal informou que não está concedendo entrevistas sobre o assunto.

Fonte: Valor Econômico 

Galeria de Imagens
Outras Notícias
Indisponibilidade de bens com a reforma da Lei de Improbidade Administrativa
Carf permite crédito de PIS/Cofins no armazenamento e distribuição de combustíveis
Carf mantém IRRF sobre remessas de juros ao exterior
Publicada Instrução Normativa que atualiza as normas gerais de tributação previdenciária
CARF decide sobre incidência de contribuição em caso de pejotização
Repetitivo vai definir se ISS compõe base de cálculo do IRPJ e da CSLL apurados pelo lucro presumido
STF mantém entendimento sobre fim de eficácia de decisões definitivas em matéria tributária
Sem estar na ação, empresa do mesmo grupo econômico não pode pagar custas
Supremo mantém decisão sobre quebra da coisa julgada em matéria tributária
Receita Federal abre prazo de autorregularização para empresas que utilizaram indevidamente as subvenções para investimento
STJ veda crédito de PIS/Cofins sobre frete de veículos para revenda
Tributos restituídos integram base de cálculo de IRPJ e CSLL, decide STJ
Reforma tributária: quando o ITCMD poderá ser exigido sobre bens no exterior?
Receita lança nova fase do Litígio Zero a partir de 1º de abril
Trusts: finalmente a legislação brasileira tocou no nome deles
Receita Federal deflagra operação para combater sonegação e lavagem de dinheiro em falsa consultoria de recuperação de créditos tributários
Receita Federal edita norma que regulamenta a tributação das offshores, trusts, rendimentos de aplicações financeiras no exterior entre outros
Taxas de transmissão e distribuição de energia compõem base do ICMS, fixa STJ
STJ derruba limite para cálculo de contribuições ao Sistema S
Mãe não gestante em união homoafetiva tem direito à licença-maternidade
Limites à compensação de créditos reconhecidos por decisões judiciais