Em nota, as entidades disseram ter recebido com preocupação a decisão do governo
A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) iniciaram diálogo com o governo para reverter a incidência de IOF nos planos de seguros de vida com cobertura por sobrevivência, como o VGBL, e “evitar que haja retrocesso em tema de fundamental importância social e econômica”.
Em nota, as entidades disseram ter recebido com preocupação a decisão do governo, anunciada ontem. “A incidência de IOF em um seguro que visa a proteção da população na aposentadoria está na contramão de todo o esforço que vem sendo feito pelo mercado segurador para conscientização da importância do planejamento securitário e previdenciário de longo prazo, cada vez mais necessário no cenário de envelhecimento da população”, afirmam.
Considerando os desafios impostos pelo aumento da longevidade no país, principalmente para o sistema público de previdência, elas afirmam que é necessário um esforço coletivo, que engloba, necessariamente, as soluções viabilizadas pelos seguros com cobertura por sobrevivência.
Por Rita Azevedo
Fonte: Valor